Searching...
quarta-feira, 18 de maio de 2016

Comissão Interamericana: Temer dá passo atrás em direitos humanos


Em nota pela qual expressa "profunda preocupação", a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), diz que decisões do presidente interino, Michel Temer, "representam um passo atrás e terão um impacto negativo sobre a proteção e promoção dos direitos humanos no país".

O órgão faz menção ao fato de o gabinete ministerial ter sido formado sem mulheres ou afrodescendentes, o que "deixa excluída dos mais altos cargos do governo mais da metade da população". Além dessa falta de representação, a CIDH considera "alarmante" a extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos – esta última área passou a integrar uma secretaria no Ministério da Justiça.

A CIDH disse ainda ter tomado conhecimento de "anúncio do governo" no sentido de reduzir recursos destinados a programas sociais em habitação, educação e combate à pobreza. "A este respeito", acrescenta, "a Comissão recorda o princípio da progressividade e não-regressividade em matéria de direitos econômicos, sociais e culturais. Em razão da obrigação de progressividade estabelecida no Protocolo de São Salvador, ratificada pelo Brasil em 1996, em princípio, o Estado está proibido de adotar políticas, medidas e sancionar normas legais, que sem justificativa adequada pioram a situação dos direitos econômicos, sociais e culturais" da população.

"A precarização e a piora destes fatores, sem a devida justificativa por parte do Estado, supõem uma regressão não autorizada pelo Protocolo", alerta.

Na mesma nota, a CIDH lembra que a presidenta Dilma Rousseff, agora afastada, foi eleita constitucionalmente pelo voto popular.

"Na situação atual, a Comissão solicita ao Poder Legislativo que aja estritamente dentro do marco jurídico e com apego aos princípios do direito internacional dos direitos humanos. Nesse sentido, a Comissão recorda que o artigo 21 da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma: 'A vontade do povo é o fundamento da autoridade dos poderes públicos: e deve exprimir-se através de eleições honestas a realizar periodicamente por sufrágio universal e igual, com voto secreto ou segundo processo equivalente que salvaguarde a liberdade de voto'."
 


Fonte: 
Com informações de agências, Portal Vermelho e Rede Brasil Atual

6 comentários:

  1. eu quero minha querida presidente dilma de volta na presidencia

    ResponderExcluir
  2. Eu quero esse governo Temer e todo o seu ministério FORA..

    ResponderExcluir
  3. Quero Dilma de volta.O Brasil precisa avançar.

    ResponderExcluir
  4. Quero Dilma de volta.O Brasil precisa avançar.

    ResponderExcluir
  5. Quero respeito ao meu voto como respeitei todos os anos que o PSDB governou o pais,com dinheiro emprestado pelo FMI , e que foi pago pelo Vocero lula anos livrando dos grilhões doa Eua sonho desde minha juventude enfim realizado , cumpram c. A constituição e devolvam nos o nosso pais através de nossa escolha (Dilma),,para goverma- lo

    ResponderExcluir
  6. Quero respeito ao meu voto como respeitei todos os anos que o PSDB governou o pais,com dinheiro emprestado pelo FMI , e que foi pago pelo Vocero lula anos livrando dos grilhões doa Eua sonho desde minha juventude enfim realizado , cumpram c. A constituição e devolvam nos o nosso pais através de nossa escolha (Dilma),,para goverma- lo

    ResponderExcluir